terça-feira, 29 de dezembro de 2009

EU SOU UM IDIOTA?

Por comentário, um anônimo me chamou de idiota por ter REpublicado o texto LÍDERES EVANGÉLICOS NA TV. Não acho! E se for, não devo ser tanto quanto quem acredita nesses mercadores da fé. O anônimo deve ser um desses.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

NATAL

Na véspera de natal, falei sobre religião(a falsa). Hoje quero falar sobre a verdadeira: bom feriado!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

LÍDERES EVANGÉLICOS NA TV




É interessante verificar como os evangélicos hoje se colocam de maneira diferente à frente de seus horários na televisão.

Silas Malafaia, por exemplo, sempre se mostra o mais seguro e convincente de todos, enquanto RR Soares canta e prega para dar o tom da conversa com seus seguidores.

Mas não para por aí, embora se torne impossível discorrer sobre todos.

Os pastores e bispos da Igreja Universal, na Record ou fora dela, nunca mudaram a sua maneira de se apresentar. Camisa e gravata, sem paletó, e todos praticamente usando a mesma entonação ao falar.

Mas com uma importante diferença em relação ao passado: hoje estão mais elegantes, penteados e barbeados, e por certo usando algum perfume de marca. Percebe-se que há toda uma produção por trás. Cenários bem cuidados e a visível intenção de atingir as classes mais favorecidas.

Um trabalho diferente, por sinal, do que é realizado pelo ascendente Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, que prefere aparecer mais próximo de seus seguidores. Camisa branca sempre suada, toalha no pescoço, e não raramente é flagrado abraçando os que procuram suas palavras e seus milagres.

Aliás, algo que Edir Macedo fazia no passado, e Santiago, um de seus antigos seguidores, nos dias atuais, faz melhor do que ninguém.

É interessante verificar o que existe de diferente ou de coincidente entre eles para se comunicar ou atrair seus seguidores.

Por Flávio Rico

domingo, 20 de dezembro de 2009

CARRINHOS DE BRINQUEDO PARA ADULTOS


Me chamem de pessimista, podem chamar! Mesmo assim não vou deixar de achar que isso aí é um absurdo. Onde esses policiais militares vão andar com isso? Na praça? No calçadão do Mercado? Na Gameleira? Essa nossa (opa, nossa não, dos petralhas que estão mandando aqui hoje) volúpia de querer ser o primeiro e poder institucionalizar aqui a máxima ridícula do presidente Lula que diz que "Nunca na história desse...". Pois é, usemos então: Nunca na história desse Estado viu-se tanto amadorismo e falta de bom senso na administração pública. Me digam o que é isso? E em que outro lugar do Brasil usam esse negócio com eficiência? A foto é do site do governo.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

REFORMA POLÍTICA? JÁ PASSOU DA HORA!

Ouço falar em reforma antes mesmo do escândalo do mensalão (Esquema de compra de votos de parlamentares) noticiado pela imprensa entre 2005 e 2oo6. Quando passa a febre que esse tipo de notícia provoca, todo mundo esquece e tudo fica por isso mesmo. À propósito, se colocarmos o nome "mensalão" no Google Imagens logo aparecem caras conhecidas, velhos personagens que ainda andam por aí assombrando não só o imaginário da política como a realidade também. Na edição do dia 30 de novembro do Jornal da Globo, o jornalista Willian Wack disse que “Brasília (e eu estendo isso à todo o Brasil) é uma cidade acostumada a escândalos de corrupção, à cara de pau dos envolvidos, acostumada ao fato de que muitos escapam impunes, acostumada à repetição de casos.” É verdade! O povo já se acostumou com isso, mas, mesmo assim é difícil ver nossas "excelências" escondendo - por falta de pasta, é claro - pacotes e mais pacotes de dinheiro escuso e sem destinação clara em bolsos de paletós, em enormes bolsas, na cueca, nas meias... Acabou o pudor. Depois de tudo isso, eles ainda oram! Que país é esse? Que deus é esse? Há quem diga que deus nada tem a ver com isso eu também acho que não tem mesmo, mas meteram-no no negócio e da Caixa de Pandora agora sai de tudo, de divindades a imagens de propina deslavada.

Reforma política? Já passou da hora! Não há mais o que reformar. Essa velha casa merece mesmo é uma implosão e depois uma discussão muito séria e minuciosa sobre se deve ou não ser reconstruída.

O RIO É A CARA DO BRASIL


Se não conseguir ver o vídeo, leia o texto.

“Qual é mermão? Esse negócio de ordem é para otário. Malandro não bobeia. Os homens vem, a gente salta de banda”. É foi assim desde os tempos da colônia. Sou carioca e sei o que digo.

O grande barato do Rio sempre foi enganar o rei, a lei, a prefeitura e não falo do povo não é um hábito cultural antigo, tudo esta na ginga. Muito carioca acha que desordem é prova de esperteza e liberdade.

Ex-capital federal nesta cidade dependente do estado, se criou este espírito bailarino. Enquanto São Paulo cresceu capitalista o Rio teve a tradição burocrática.

São Paulo é “empresa”, Rio é “emprego”. “Descolei uma parada legal, empregaço, nem precisa ir lá”. Isso sempre foi louvado como charme, mas agora com 700 favelas e a multinacional do pó derrubando helicópteros, a desordem ficou vergonhosa demais.

A prefeitura esta certa no choque de ordem, mas o problema é que a desordem não esta nas ruas. Esta dentro das cabeças também depois de séculos de malandragem.

O sentido de respeito a lei é ainda muito ralo no Rio. Sem contar os maus exemplos da política. “É isso ai mermão. Se o Senado além de seus vexames ainda esculacha o Supremo Tribunal tu quer o que? Em terra de sapo mosquito não da rasante! Falou?”.

Em GLOBO.COM