sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA OPOSIÇÃO I

Nesse primeiro texto sobre esse assunto não vou falar sobre a desorganização e a burrice da oposição (especialmente da que (in)existe aqui em meu estado). Quero começar esse assunto destacando a importância dela durante o pleito de qualquer partido que vence uma eleição. Tenho visto a propaganda política obrigatória veiculada pela televisão durante esse período de campanha eleitoral. É chocante ver como muitos candidatos (principalmente do partido que atualmente governa o Acre) mentem descaradamente ao dizer que um candidato de oposição, se eleito, não vai contribuir com o desenvolvimento disso e daquilo, que vai "puxar pra tráz", que não vai servir. Não posso negar que, eventualmente, aconteça, mas isso não justifica o discurso anti-oposição, isto é, que a desqualifica como questão importante para o desenvolvimento da verdadeira democracia. A história já nos mostrou que nem um governo totalitarista, com pensamentos unilaterais e sem oposição atuante, foi bom para o povo, pelo simples fato de que nem tudo o que o governo pensa (projeta) é bom para quem o elegeu. Atualmente, o discurso de quem está no poder é uma salada mista de conceitos ditatoriais, disfarçados de zelo pelo 'bem estar da nação'. É importante pensar que um país novo como o Brasil ainda engatinha no que diz respeito a assuntos democráticos. Na verdade, como disse Arnaldo Jabor, a palavra democracia é usada como algo que não existe de fato: "no Brasil, muita gente não acredita na democracia, mesmo falando nela. Aliás, falam nela para não exercê-la e só acreditam no Estado como lugar onde se tem poder para "domar" a sociedade".
Sem oposição a democracia simplemente deixa de existir. Às vezes, até é importante que haja alguém que 'dê pra traz', que breque os desvarios dos políticos, principalmente os que já estão no poder há muito tempo. A oposição é fundamental para o exercício pleno (ou quase) da cidadania de um povo. Acredito que ao invés de proibirem o humor, deveriam proibir a mentira durante a campanha eleitoral e promover uma conscientização mais clara para quem vai votar.

Continua...

Um comentário:

Nielsen Macambira disse...

A propaganda da FPA faz quem assiste se sentir a pessoa mais burra do mundo ou então 'será que só eu estou vendo isso'... É tão óbvia a mentira que eu coloco a TV em 'mute' (mudo) durante toda a saraivada de falsidades...