quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A INTERNET E O PODER DA CRÍTICA


Tenho lido muitos blogs, os que hospedo aqui e recomendo e outros que, vez por outra, amigos também blogueiros me indicam. Nessas leituras o que há de mais interessante não são os textos, embora alguns sejam primorosos e significativamente inteligentes, mas os comentários que inúmeros leitores fazem a eles. Isso significa que as pessoas estão aprendendo a criticar!
Durante muito tempo, aceitou-se passivamente tudo o que ocorria na religião, na política, nos meios de comunicação etc. As pessoas não se posiciovam – e aqui digo que não apenas para discordar – frente aos assuntos que mexiam com elas, principalmente os relacionados aos temas anteriormente citados. Agora não: o que se vê é um crescimento visceral de leitores, escritores e, mais importante, de críticos. A internet abriu porta jamais vistas antes no campo das comunicações e na expressão de idéias. Há bem pouco tempo, as noticias caiam na boca do povo e ganhavam expressão na rede. Hoje o caminho é inverso: parte daqui as maiores reflexões sobre os mais diversos assuntos e sobre o mundo que nos cerca. Por isso, às vezes, me detenho a ler mais os comentários, porque eles carregam um tom “subversivo” tão saudável que denota um caminho de desenvolvimento muito interessante para a comunicação, o de sermos participativos.
Espero que esses espaços cresçam e a cada dia as pessoas tenham mais acesso à virtualidade tão real que nos rodeia. Estamos no ano 2000!

3 comentários:

Cristiane Carrillo disse...

Como sempre você sabe utilizar muito bem as palavras...
Toda essa evolução é muito positiva dependendo do aspecto que se obeserva. Fico pensando: tanta gente, tantas idéias,tantos conflitos, tantas dúvidas, tantas certezas, tantas verdades,tantas mentiras... nossa! Todo mundo quer dar a sua opinão. O lado positivo é que podemos reter o que é bom e ignorar o que é ruim, mas nem todas as pessoas tem um posicionamento firme diante dos fatos. Muda-se de opinão como muda-se de roupa...Aff
Sem falar que na net as pessoas perdem a vergonha, a timidez, o caráter, o pudor...na net as mascaras caem ou são colocadas.

...vdj... disse...

Bom texto.

[]'s
.
.
.

ps: Tenho um texto paralelo a esse assunto, e que dá uma boa prosa. Em breve...

...................................

Anônimo disse...

Bom é que ganhamos mais um meio de comunicação para nos expressarmos não é mesmo?! Amei o texto...
Um super bjo meu amigo!