segunda-feira, 19 de julho de 2010

DILMA NÃO VENCE NO ACRE

Pesquisa Ibope realizada no Acre entre 12 e 14 de julho mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está em terceiro lugar no Estado. A informação é do Blog do Fernando Rodrigues. O candidato do PSDB, José Serra, tem 39% das intenções de voto, enquanto Marina Silva (PV), que é acriana, tem 29%, e Dilma Rousseff, 16%.
O Acre é um tradicional reduto petista. Nas últimas duas eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu os candidatos tucanos. A pesquisa, que será divulgada nesta segunda-feira, foi encomendada pela Federação das Indústrias do Acre e ouviu 602 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.
A consulta foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 19.641/2010. (Fonte)
MEU COMENTÁRIO:
Isso não é novidade. Nas últimas eleições, Lula e sua trupe não venceu folgadamente no Acre, já quase foi derrotado pelo candidato tucano, Geraldo Alckmin. No caso atual, há motivos claros para isso: Serra fez e alardeou por todo o Brasil um bom trabalho à frente do Ministério da Sáude durante o governo FHC, criando programas que, até hoje, são copiados pelo governo petista. Isso o fez bastante conhecido, principalmente por aqui, onde a saúde anda (sempre andou) mal das pernas.Lula, pelo que se divulga (coisa que conta muito hoje em dia) não lançou os olhos sobre a saúde do Brasil, que dirá do Acre...
É inegável que, embora tenham sido feitas algumas melhorias na saúde do estado, o povo não sentiu o que ainda faz parte apenas do discurso fantasioso de alguns políticos, que afirmam termos uma "saúde de primeiro mundo". A verdade é que nem de quinto!
O fato de Dilma aparecer tão mal na pesquisa por aqui atribui-se, também, ao fato de ainda viver à sombra de Lula o que, provavelmente, não deixará de acontecer; seu atrelamento à figura emblemática do presidente é o maior - e, talvez, o único - trunfo para tentar chegar ao planalto. Tem outra coisa também: o povo não é trouxa - e não pode ser mesmo. Dar seguimento a um governo dito de esquerda por muito tempo pode ser um perigo: as últimas ideias de Lula (leia-se Armadinejad, Morales, Chaves e tanto outros) não apontam para um futuro muito seguro no que tange às relações políticas internacionais que realmente nos interessam. Mas, isso é assunto pra outro post.
A propósito, como é bom voltar a postar. Obrigado por não me abandorem. Como disse antes, o circo vai pegar fogo agora. Assistamos e participemos de camarote.

terça-feira, 13 de julho de 2010

NÃO ME ABANDONEM

Caríssimos leitores, como todo blogueiro-humano que se preza, preciso trabalhar e meu trabalho (pelo qual agradeço muito porque faço o que gosto) tem me tirado o tempo de blogar. Mas, não me deixem. Na sexta-feira volto com textos inéditos, assunto é o que não me falta. Pra variar, votem na enquete para presidente aí à direita. Agora a coisa vai esquentar. A famigerada Copa passou (Viva España!) e a campanha começa pra valer. Vocês viram, o tucano foi multado por antecipar...ops, já ia me empolgando. Até sexta!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

ACHO QUE BRUNO NÃO RI MAIS

Há alguns dias, o ex-goleiro do Flamengo, Bruno, disse que, mesmo diante das evidências de sua participação no desaparecimento da amante, iria "RIR muito de tudo isso". Em uma de suas entrevistas, Bruno disse, também, que não via Eliza Samudio havia três meses e que torcia por seu reaparecimento. Torcia? Pelo que disse no Jornal da Globo de ontem, ele torcia mesmo era pela sua convocação para a Copa de 2014. Como ele mesmo diz, agora fudeu, filé.

terça-feira, 6 de julho de 2010

ON/OFF

Você tem msn? Deve ter. Quase todos esses comunicadores virtuais (o msn em especial) permitem ao usuário trocar seu status durante o uso. É possível, por exemplo, se colocar como Disponível, Ocupado ou Ausente. O fato é que a maioria das pessoas não respeita os status diferentes de ON. Eu sou prova viva disso. Durante a noite, sempre estou on line no msn e, de vez em quando, seja por que quero teclar apenas com apenas uma pessoa ou porque o esteja de fato, marco minha posição como Ocupado ou Ausente. Incrivelmente - às vezes, nem tanto - muitos de nossos "amigos virtuais" insistem em falar, ou melhor, muitos aproveitam exatamente este momento para iniciar uma - desarfotunada - conversa. Você ja reparou que, enquanto estamos Disponível, ninguém quer falar, mas, se alteramos o status, aparece gente até do inferno.

A conclusão é simples, duas, na verdade: uma é que o ser humano sempre quer aquilo que lhe parece impossível (respeitada a devida proporção). A outra, ainda somos muito mal-educados. Na internete então... Deveria haver um manual de boas maneiras virtuais, mas acho que pouco se dariam ao trabalho de ler, de seguir.

VERDADE IGNORADA

"Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta?"
Dorival Caymi

domingo, 4 de julho de 2010

COMEMOREMOS, MAS SEM HISTERIA (Leia as linhas vermelhas)

Para contextualizar: O IDEB é a "nota" do ensino básico no país, numa escala que vai de 0 a 10. O MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6 como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.
O MEC (Ministério da Educação) divulga, nesta segunda-feira (5), as notas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que mede a qualidade da educação no Brasil. Acre, Ceará e Rondônia são os únicos representantes das regiões Nordeste e Norte entre os Estados que tiveram melhores notas no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2009. O índice, que vai de 0 a 10, foi calculado com base nos resultados da Prova Brasil, do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e da média de aprovação dos alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio. A região Sul, por outro lado, é a única que têm todos os Estados entre os dez melhores resultados. Dos Estados da região Sudeste, o Rio de Janeiro só apareceu na lista de séries iniciais do fundamental e na região Centro-Oeste, o Distrito Federal é o único que aparece entre os melhores dos três níveis. Apesar de o índice oferecer um retrato da educação no país, segundo a secretária de educação básica do MEC (Ministério da Educação) Maria do Pilar Lacerda, não é possível comparar o nível de ensino entre um Estado e outro, uma vez que cada um deles apresenta fatores que vão influenciar individualmente na qualidade do ensino, tais como índice de analfabetismo e acesso a escolas. "Ter três Estados do Norte e Nordeste entre os melhores já é um dado interessante: significa que começamos a ganhar fôlego", ressalta. Eu li isso aqui e aqui.
Explicações: Dei esse título à essa postagem porque sei que, com essa informação, virá o governo dizer que temos isso e aquilo e saímos disso e estamos naquilo... Nós não temos! Nós não estamos! Falta muito pra conseguir. Um longo caminho pra chegar lá. Nossos indíces de analfabetismo (incluo aqui os que sabem apenas desenhar o nome e que, falsariamente, são usados para mascarar os indíces) ainda são altos (no Acre e no Brasil todo), nossas escolas não são o que deveriam ser e nossos professores não recebem a formação necessária (principalmente durante a faculdade) para atuar. Esses são apenas alguns dos muitos motivos para não se histerilizar a alegria por saber que melhoramos nessas avaliações. Fico feliz por termos melhorado, mas me espanta que, num país sonhador como o nosso, ainda não tenhamos conseguido realizar nem aquilo que DEVERÍAMOS FAZER, como se comprova no vídeo abaixo:

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A COPA 2



Enquanto o povo se inebriava durante os jogos, subiu o pedágio, aumentou o salário dos deputados e ninguém viu nada...

quinta-feira, 1 de julho de 2010

DE QUAL DESGRAÇA PRETENDE RIR O GOLEIRO BRUNO?

- Eliza Samudio, ex-amante de Bruno, do Flamengo, desapareceu há três semanas. Da relação com o goleiro teria nascido um menino hoje com quatro meses. Num vídeo exibido pelo jornal carioca Extra a moça, de 25 anos, registrou pesadas acusações contra o jogador. Sequestro, tentativa de aborto e espancamento são apenas algumas.

- A mulher de Bruno admitiu na polícia ter entregado – na rodovia BR-040 a um sujeito que mal conhece – o suposto filho de seu marido com a ex-amante. Apanhou a criança no sítio do marido, em Contagem, Minas Gerais, e simplesmente a passou adiante. O garoto foi encontrado pela polícia num abrigo público com o nome trocado.

- Buscas feitas pela polícia no tal sítio de Bruno encontraram evidências de que a criança e a mãe teriam passado por lá. Peritos relataram sinais de que alguém teria sido agredido com violência num dos cômodos da casa e tentado escapar por uma janela.

- Na polícia, os empregados do sítio tem-se mantido reticentes em relação ao episódio. O motorista de Bruno, sem mais aquela, disse a polícia que não tem nada a ver com o assunto: “Sou inocente”, afirmou, embora não estivesse sendo acusado de nada.

- Ao longo do caso que manteve com o jogador Eliza, de acordo com relato de amigas muito próximas, atravessou várias crises. Depois de grávida, teria apanhado algumas vezes por negar-se a abortar. Teria sido obrigada a ingerir drogas e Cytotec, medicamento para úlceras gástricas e duodenais que, nos primeiros meses de gravidez, provoca abortos como efeito colateral. Como estava grávida há cinco meses, não funcionou.

- Nesta quarta-feira, 30, a polícia de Minas anunciou que são de sangue humano manchas encontradas no carpete do assoalho e do porta-malas do carro de Bruno. Serão feitos testes para determinar se o DNA combina com o da ex-amante do jogador.

- Afastado do time pela presidenta do Flamengo, Patrícia Amorim, Bruno cruzou com um repórter que indagou como se sentia diante do vendaval. Disse que ainda iria “rir muito disso tudo”. Rir? Ex-amante que a polícia acredita estar morta, tentativa de esconder um suposto filho, manchas de sangue no carro, espancamento e mais um punhado de acusações. Rir de que?

Disse Xico Vargas aqui.