segunda-feira, 19 de julho de 2010

DILMA NÃO VENCE NO ACRE

Pesquisa Ibope realizada no Acre entre 12 e 14 de julho mostra que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está em terceiro lugar no Estado. A informação é do Blog do Fernando Rodrigues. O candidato do PSDB, José Serra, tem 39% das intenções de voto, enquanto Marina Silva (PV), que é acriana, tem 29%, e Dilma Rousseff, 16%.
O Acre é um tradicional reduto petista. Nas últimas duas eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu os candidatos tucanos. A pesquisa, que será divulgada nesta segunda-feira, foi encomendada pela Federação das Indústrias do Acre e ouviu 602 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.
A consulta foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 19.641/2010. (Fonte)
MEU COMENTÁRIO:
Isso não é novidade. Nas últimas eleições, Lula e sua trupe não venceu folgadamente no Acre, já quase foi derrotado pelo candidato tucano, Geraldo Alckmin. No caso atual, há motivos claros para isso: Serra fez e alardeou por todo o Brasil um bom trabalho à frente do Ministério da Sáude durante o governo FHC, criando programas que, até hoje, são copiados pelo governo petista. Isso o fez bastante conhecido, principalmente por aqui, onde a saúde anda (sempre andou) mal das pernas.Lula, pelo que se divulga (coisa que conta muito hoje em dia) não lançou os olhos sobre a saúde do Brasil, que dirá do Acre...
É inegável que, embora tenham sido feitas algumas melhorias na saúde do estado, o povo não sentiu o que ainda faz parte apenas do discurso fantasioso de alguns políticos, que afirmam termos uma "saúde de primeiro mundo". A verdade é que nem de quinto!
O fato de Dilma aparecer tão mal na pesquisa por aqui atribui-se, também, ao fato de ainda viver à sombra de Lula o que, provavelmente, não deixará de acontecer; seu atrelamento à figura emblemática do presidente é o maior - e, talvez, o único - trunfo para tentar chegar ao planalto. Tem outra coisa também: o povo não é trouxa - e não pode ser mesmo. Dar seguimento a um governo dito de esquerda por muito tempo pode ser um perigo: as últimas ideias de Lula (leia-se Armadinejad, Morales, Chaves e tanto outros) não apontam para um futuro muito seguro no que tange às relações políticas internacionais que realmente nos interessam. Mas, isso é assunto pra outro post.
A propósito, como é bom voltar a postar. Obrigado por não me abandorem. Como disse antes, o circo vai pegar fogo agora. Assistamos e participemos de camarote.

Nenhum comentário: