sábado, 30 de outubro de 2010

AMANHÃ

O Brasil teve segundo turno. Apesar de as pesquisas apontarem essa possibilidade como incerta, ela aconteceu. E aconteceu em circunstâncias bem distintas do que previam (afirmavam) os institutos de pesquisa oficiais. Eu gosto sempre de lembrar disso... Mas, e agora? Agora é o amanhã que importa, amanhã é o grande dia. Outra vez as pesquisas estão aí. Há quem acredite, há quem duvide. Eu faço parte do segundo grupo. Ainda me custa muito acreditar que o povo brasileiro vai votar exclusivamente pela barriga. Não que isso não seja importante, afinal só quem sente o sapato apertado é aquele que o calça, mas há outras coisas também importantes que concorrem para a "comida na mesa, comida no prato" como, por exemplo, o que é e o que defende cada candidato. Não falo aqui de aborto ou casamento gay, falo de educação, de saúde, de segurança, mas, prioritariamente, de educação. Sem ela nenhuma outra área funciona: deixar de investir em educação é impossibitar as pessoas de pensar no amanhã, e impedir que se construa um país com pessoas que saibam viver sem a ajuda de bolsas. Como professor sei o poder que tem a educação e imagino o que ela faria se o povo tivesse acesso à tal educação de qualidade, entre outras coisas, esse povo conseguiria se reinventar e aí está uma outra coisa que precisamos fazer urgentemente: a alternância de poder é muito importante para isso que chamamos de democracia. A história já provou que nenhum regime, que fica anos no poder, é bom para o povo, porque chega uma hora que o povo passa a ser o menos consultado, o menos beneficiano diante de uma decisão importante. O poder, concentrado na mão de poucos por muito tempo, cega, impede de ver e dai nascem pontes que ninguém pediu e que para nada servirão, escolas onde não há alunos para estudar, dinheiro investido onde não deveria ser... Falo essas coisas por experiência própria e sei que essa realidade se estende por todo o Brasil. Hoje não podemos ser tão imediatistas, querer tudo "pra ontem, pra já", porque o futuro vem e tem chegado cada vez mais rápido. Se não pensarmos nele agora, não saberemos o que fazer quando ele chegar; se colocarmos pessoas erradas, despreparadas, no poder hoje, amanhã a reclamação não fará muita diferença e o que projetamos pode não se concretizar. Amanhã é um dia muito importante para o amanhã.
Eu acho que fecho aqui esse leva de textos sobre política, sobre eleições. Não escrevi muito, porém o que escrevi foi fruto de todas as análises que fiz na tentativa de enxergar o que era melhor para mim e para o meu país. Nem tudo que pensei viraram palavras postas aqui, mas o que virou foi sincero e, sobretudo, esperançoso. Agora é torcer pelo amanhã.
Boa sorte, Brasil. Vote bem!

Um comentário:

Nielsen disse...

"Amanhã será um lindo dia... Da mais bela harmonia...", essa música do Guilheme Arantes é linda só que o rádio só toca bregomusic direto... Façamos do amanhã uma grande festa hedonista, se a democracia é puxada pelo gado das 'bolsas', paciência, quem tinha miolos sadios dentro da cabeça, fez o que era certo e justo...