quinta-feira, 9 de junho de 2011

FILME "EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO" É CENSURADO NO ACRE

Estou postando de um lugar onde não possível publicar o link do filme sobre o qual vou falar, mas recomendo que, antes de continuar a leitura, assista, no YouTube, o vídeo "Eu não quero voltar sozinho".

Hoje, o site AC 24 horas publicou uma matéria afirmando que "Eu não quero voltar sozinho", eleito melhor filme pelo Festival de Paulínia, foi CENSURADO numa escola em Rio Branco, capital do Acre. Isso aconteceu por que “a exibição foi levada ao conhecimento de líderes religiosos, que pressionaram políticos do estado para proibir não só a exibição do filme, mas ocasionar o cancelamento do Cine Educação. O projeto é realizado em diversos locais do país resultante de parceria da Cinemateca Brasileira, a consultoria Via Gutenberg e as secretarias estaduais.”

Confesso que estou com um nó na garganta. Mas, não é de tristeza, é de raiva.

“Este é o segundo episódio recente de um projeto educativo organizado, em parte, pelo governo, que é afetado por lobby de setores religiosos. No fim de maio, o Kit Anti-Homofobia, materiais impressos e em vídeo que seriam distribuídos a estudantes para orientar como lidar com a diferença e promover o debate em torno da sexualidade, foi cancelado por pressão da bancada evangélica no Congresso. À época, os deputados ameaçaram pressionar o já ameaçado ministro da Casa Civil Antonio Palocci, às voltas com suspeitas de enriquecimento ilícito, se o Kit Anti-Homofobia não fosse suspenso.”

Aogra, a cena se repete e o cenário escolhido é o ambiente onde a liberdade de expressão e a discussão sobre assuntos importantes como esse deveriam ocupar o palco central.

A nota enviada ao site pelo diretor Daniel Ribeiro e pela produtora Diana Almeida, diz tudo.

Dei destaque a algumas partes que merecem a devida atenção. Mas, não recebem...

“Queridos amigos e colegas,

No início da semana recebemos a notícia de que a exibição do curta Eu Não Quero Voltar Sozinho, como parte do programa Cine Educação, havia sido censurada no Acre.

O programa Cine Educação, uma parceria com a Mostra Latino-Americana de Cinema e Direitos Humanos, tem como objetivo "a formação do cidadão a partir da utilização do cinema no processo pedagógico interdisciplinar" e disponibiliza diversos filmes cujos temas englobem os direitos humanos, de modo que professores escolham quais são mais adequados para serem trabalhados em aula.

Na semana passada, no estado do Acre, uma professora escolheu o curta Eu Não Quero Voltar Sozinho e exibiu-o para seus alunos. Para aqueles que não conhecem, a trama narra a história de Leonardo, um adolescente cego que, ao logo do filme, vai se descobrindo apaixonado por um novo colega de sala.

Alunos presentes na exibição confundiram o curta metragem com o "kit anti-homofobia" e levaram a questão aos líderes religiosos, que mobilizaram políticos da região com o intuito de proibir o projeto Cine Educação como um todo. Nenhum desses representantes públicos deu-se ao trabalho de ir atrás da verdade e descobrir que se tratava de um programa pedagógico com o intuito de levar o debate sobre direitos humanos para a sala de aula. Mais uma vez no Brasil, a educação perde a batalha contra o poder assustador das bancadas religiosas e conservadoras.

Neste momento, o programa Cine Educação está paralisado. Enquanto isso, os secretários de Educação e de Direitos Humanos do Acre estão articulando com o governador a possibilidade de garantir sua continuidade, enquanto os líderes evangélicos forçam o cancelamento definitivo do programa. Pelo que sabemos, mesmo que o programa seja reativado, o curta Eu Não Quero Voltar Sozinho será excluído do catálogo e não mais ficará disponível para que professores o utilizem no debate de questões que envolvem algo tão elementar quanto a sexualidade humana e tão importante quanto a deficiência visual.

De forma arbitrária, em uma república federativa cuja Constituição atesta um Estado laico, a sociedade está sendo privada de promover debates. Como pretendemos que adolescentes consigam respeitar a diversidade e formem-se cidadãos lúcidos, pensantes e ativos se informação, arte e cultura (sem qualquer caráter doutrinário) lhes são negadas?

Eu Não Quero Voltar Sozinho não é um filme proselitista, tampouco ergue bandeiras de nenhuma natureza. É apenas uma obra de ficção amplamente premiada em festivais de cinema no Brasil e no exterior, cujos predicados artísticos e humanos transcendem qualquer crença. Ademais, se assuntos referentes à orientação sexual dos indivíduos e seus respectivos direitos civis está na pauta do Supremo Tribunal de Justiça e do Congresso Nacional, por que não debatê-los em sala de aula? Que combate sombrio é esse, que reacende a memória de um obscurantismo Inquisidor?

Produtores do Eu Não Quero Voltar Sozinho

Daniel Ribeiro e Diana Almeida”

7 comentários:

Anônimo disse...

A Alemanha teve o III Reich Nazista com Hitler, e pelo visto o Brasil logo logo terá o III Reich Evangélico... Nada mais me assusta, daqui a pouco tão fazendo campo de concentração p/ matar minorias, afinal só o Povo de Deus sabe o que é bom pra todo mundo! Essa gente louca que usa nome divino pra enfatizar preconceitos é um perigo, vivem na hipocrisia, incentivam bullyings em escolas, agressões e mortes nas ruas... Realmente eles estão na contramão dos ensinamentos de JC, ñ sabem nada da Bíblia nem de Deus, o que sabem não passam de visões pessoais e preconceituosas. A Bíblia que eu leio tem coisas como:

Não julgarás teu próximo e aquele que julgar será julgado c/ memso rigor e ainda 7x mais!

O julgamento é individual e intransferível, cada um prestará contas dos atos e maldades que oculta no coração.

Deus é pleno de bondade, misericordia e nos fez a Sua imagem e semelhança, e nada acontece neste mundo que não seja pela vontade de Deus (portanto, se o Todo-Poderoso permitiu que nascessem raças e orientações sexuais diferentes é porque assim o quis e não viu nisso nenhuma abominação, ora bolas!).

Amarás teu próximo como a ti mesmo.

Aquele que ama já cumpriu toda a Lei.

Não farás comercio com nome de Deus nem usarás o templo para isso.


Essas coisas não devem mesmo constar na Bíblia prostestante ou o pastor não quer explica-las p/ não gerar mais confusão!

Anônimo disse...

Não costumo concordar com o estilo dos evangélicos, vencer a qualquer custo, ter sempre razão e menosprezar os demais como "não salvos". Mas desta vez convenhamos. O tal "kit gay" é nada mais do que uma propaganda, um instrumento de direcionamento da sexualidade. É um verdadeiro crime tentar determinar ou sugestionar a opção sexual de crianças a partir dos 8, 9 anos de idade. Sabemos que a homossexualidade é algo fora do convenional, até mesmo para a biologia. Respeite-se o ser humano, mas jamais tentar "pruduzir" novos homossexuais apresentando às nossas crianças propaganda sobre isso ou aquilo. Deixem que elas cresçam, se desenvolvam e decidam.

Anônimo disse...

*Anonimo das 20:39, o kit não era voltado a crianças do ens. fundamental de 8-9 anos, era voltado a adolescentes de ens. médio na faixa 14-17 anos que praticam bullying homofobico contra colegas há varios anos e nem escola nem sociedade nunca fizeram absolutamente nada sobre a questão que na vida adulta evolui p/ agressão seguida de morte, mais uma vergonha brasileira.

*Essa historia de que um kit como esse que visava combater a homofobia seria usado para "disseminar" (como se isso fosse uma doença) a homossexualidade entre criancinhas é mais uma concepção de evangélicos fanáticos. Quando o assunto é homossexualidade é sempre dessa forma: falta informação e sobra fanatismo, exagero e preconceito. O Kit foi barrado, ponto. Com isso Dilma disse aos agressores e executores de crimes ódio que eles devem continuar sua caça a gays e lésbicas.

*Vamos ver quando alguem tiver um membro da familia espancado e morto na rua por algo que ele não escolheu ou "optou", nem mesmo pastores estão livres de terem filhos gays ou lésbicas. Homossexualidade acontece em TODAS as famílias há seculos! Quando não há filhos, há sobrinhos, primos e até mesmo pais e mães enrustidos de uma vida inteira, ou seja, homossexualidade nunca foi doença tambem! Todo mundo sempre trabalhou, procriou e existiu dessa forma, uns assumidos outros em segredo absoluto.

*A implementação de leis que barrem essa onda de crimes de ódio é fundamental, o kit seria apenas uma conscientização quanto a tolerancia dentro das escolas. Se for p/ gays e lésbicas continuarem apanhando e morrendo pelas ruas, daqui a pouco, eles tambem vão se organizar e revidar diante de tantos ataques covardes. A sociedade está pronta p/ revoltas dessa ordem? Vamos nos informar mais, pois Jesus não compactua com quem tem sangue de homossexuais nas mãos, parece que esses santos homens e mulheres de Deus nunca conseguem viver o que pregam. Hipócritas disseminadores de ódio é o que são na verdade.

Mais detalhes, Jean Wyllys explicou tudo que falei acima no De Frente com Gabi em 05.06.11, tá tudo no YouTube:

http://www.youtube.com/watch?v=8biwIJyrDao

ABAIXO IGNORANCIA, VIVA A DIVERSIDADE!

Anônimo disse...

Homossexuais não são "pruduzidos", Anonimo, ou vc nasce gostando de homem, de mulher, ou dos dois. Todos esquecem que gays e lésbicas foram crianças um dia, pergunte a eles se foram "ensinados" a sentir o que sentem e ouvirá da boca de todos: sempre fui assim desde que me entendo por gente.

Atração é inerente. Vc pode negar, mentir, camuflar mas lá no fundo o que vc sente sempre vai ser mais forte. O que evangelicos querem é que todos vivam vidas de mentira em nome de suas crenças num Deus castigador, vingativo e repressor. Hospício pra toda essa gente que vive no Antigo Testamento! Jesus veio para as minorias, os excluídos e perseguidos, tem gente mais perseguida que pobres, negros, mulheres e gays neste país?

Professor de Biologia Assume disse...

Deixa a homofobia ser criminalizada assim como foi o racismo e a violencia contra mulheres, aí quero ver crente chamar quem quer que seja de aberração. Aberração é tirar dinheiro de pobre pra financiar riqueza pessoal usando igreja como fachada!

A biologia reconhece sim a homossexualidade como algo natural e bastante recorrente em diversas espécies, não só homo sapiens, mas qualquer espécie animal!

Além do mais quem quer usar o ânus pra obter satisfação sexual não tem de dar satisfações a sociedade, igreja, vizinho fofoqueiro ou o que diabo for!! É cada coisa ridícula que tentam empurrar na cabeça da gente...

Túlio Abranches disse...

Temos de fazer esse episodio acriano repercutir no eixo RJ-SP e tb lá fora, no exterior, é preciso que todos saibam dessa vergonha contra direitos humanos que está acontecendo no Brasil por conta de meia dúzia de homofobicos com cargos parlamentares ou financiados por pastores mau-caráter... Há muitos blogs e sites de notícias que precisam saber desses absurdos, não pare Vítor, vc é nossa voz, continue falando sim sobre essa vergonha, de covardes já basta os que temos em Brasília que estão entregando o país na mão da bancada evangélica em troca de votos e favores ilícitos.

Acreucho disse...

Cito: Anônimo II: Não costumo concordar com o estilo dos evangélicos, vencer a qualquer custo, ter sempre razão e menosprezar os demais como "não salvos". Mas desta vez convenhamos. O tal "kit gay" é nada mais do que uma propaganda, um instrumento de direcionamento da sexualidade. É um verdadeiro crime tentar determinar ou sugestionar a opção sexual de crianças a partir dos 8, 9 anos de idade. Sabemos que a homossexualidade é algo fora do convenional, até mesmo para a biologia. Respeite-se o ser humano, mas jamais tentar "pruduzir" novos homossexuais apresentando às nossas crianças propaganda sobre isso ou aquilo. Deixem que elas cresçam, se desenvolvam e decidam.
Acreucho: concordo em número, gênero e grau.
O que existe é um lobby em torno da homosexualidade, os próprios homosexuais estão sendo usados e aceitando passivamente, este lobby é feito pela indústria e o comércio, que em 2010 tiveram um lucro de mais de 8 bilhões só no Brasil com produtos de consumo para o seguimento.

Se o governo ou quem quer que seja lançasse o "kit macho" e quisesse impor isso aos homosexuais tentando catequisá-los, acho que eles também não gostariam. O grande problema é o seguinte: cada um no seu quadrado. é gay quem quer e é étero quem quer, sem um tentar cooptar o outro.