terça-feira, 28 de julho de 2009

QUANDO BICHA QUER, BICHA FAZ MESMO

Há um tempo publiquei um texto sobre esse assunto (clique aqui e leia),mas, na época, não tinha muita noção da verdade da afirmação que dava título ao texto. (Clique ali ou aqui e leia!) Não quero fazer drama com velhos clichês emocionais, mas não posso deixar de me perguntar por que há tanta gente que tem quase tudo e outras que têm tudo mesmo e reclamam, reclamam, fazem da vida uma lamuriosa cina interminável. Desses se pode pensar que são realmente grandes sofredores. Quem não os conhece acha que estão à beira do caos total. Não é isso! Elas já se acostumaram a ter sob si uma platéia de admiradores que se deliciam ao ouvir infinitas declarações de perda e insucesso. O que somos nós senão fruto do que fazemos todo dia? E não aplico aqui nenhuma lei ou princípio religioso. Quando bicha quer, bicha faz mesmo. O bem ou o mal.

Segundo Flávio Gikovate (médico psicoterapeuta, pioneiro na terapia sexual no Brasil), as pessoas mais persistentes acabam indo mais longe do que aquelas que ora querem uma coisa ora querem outra. Não vão mais longe aquelas que reclamam mais, vão mais longe as que diante de uma dificuldade não gastam seu tempo para se lamuriar e praguejar a vida. Como já disse anteriormente (Já leu o outro texto? Última chance aqui), a única coisa da qual depende a realização do nosso querer é a nossa força de vontade, nossa determinação em fazer. No mundo doido que vivemos, não é possível esperar tanto pelos outros, somos nós que temos que tomar a frente das coisas e agir. Acho que uma das boas e importantes lições da vida adulta é essa: faça por você o que só você é capaz de fazer. Paulo, o da Bíblia, diz em uma de suas cartas uma coisa com a qual eu concordo plenamente: "Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino".

Muita gente chega à condição de adulto e continua com as coisas de menino. E não falo da idade (nem Paulo, tampouco). O conhecimento liberta, amadurece e só amadurecemos quando enfrentamos tudo, até a nós mesmos, para crescer e fazer. E só assim, ainda parafraseando Paulo, deixaremos de ver de forma turva ou “como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido”.

Com contribuição do blog SAINDO DA MATRIX

3 comentários:

...vdj... disse...

Texto muito irônico de sua parte, mas enfim... cada um escreve ou interpreta como quiser.

[]'s

Camila Zanotti disse...

Caro sr. Vítor Farias

A liberdade de expressão nunca deve ser confundida com libertinagem. Usar o termo "quando bicha quer, bicha faz" é de uma pobreza cultural indigna de um dito futuro jornalista. Assim como fica claro que este texto refere-se a alguém, portanto cumpra seu papel como tal e dê nome aos bois. Atingir as pessoas sem embasamento e de maneira tão rude é completamente anti-ético.
Quanto a base central do texto. Creio que os blogs existem justamente para que as experiências boas ou más sejam compartilhadas, pois a vida não é feita só de flores. E você bem sabe disso, quando logo no texto abaixo ataca a Expoacre de forma tão veemente, portanto porque não respeitar outras opiniões de mesmo cunho?
Não sei se é permitido mas fica o conselho:
A regra primordial para uma boa existência é a coerência, o respeito e uma leve dose de elegância.

Janisléia disse...

Ahhh... Vamos deixar de ser hipócritas e parar de nos colocar nos textos alheios, afinal interpretação se dá de forma diversificada. Ironia existe em todo lugar, cabe a nós nos situarmos nela ou não.. Vamos, também, deixar de ser ingênuos e analisar de forma mais crítica alguns eventos da nossa cidade, sem nos preocuparmos com quem está lendo ou escrevendo. Vamos viver a vida com mais alegria e, principalmente, com saúde espiritual!!! PAZ para todos que a queiram!!!