quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O QUE SIGNIFICA 7 SE SETEMBRO?

Zé Do Caroço
Seu Jorge
Composição: Leci Brandão
No serviço de auto-falante
Do morro do Pau da Bandeira
Quem avisa é o Zé do Caroço
Que amanhã vai fazer alvoroço
Alertando a favela inteira
Ai, como eu queria que fosse em Mangueira
Que existisse outro Zé do Caroço
Pra falar de uma vez pra esse moço
Carnaval não é esse colosso
Nossa escola é raiz, é madeira
Mas, é o Morro do Pau da Bandeira
De uma Vila Isabel verdadeira
E o Zé do Caroço trabalha
E o Zé do Caroço batalha
E que malha o preço da feira
E na hora que a televisão brasileira
Distrai toda gente com a sua novela
É que o Zé bota a boca no mundo
Ele faz um discurso profundo
Ele quer ver o bem da favela
Está nascendo um novo líder
No morro do Pau da Bandeira
Está nascendo um novo líder
No morro do Pau da Bandeira
No morro do Pau da Bandeira...
Num tempo em que cantoras "consagradas", com ou sem labiritinte, embriagadas ou não, cantam o hino nacional brasileiro sem nenhum sentimento de patriotismo, torna-se difícil pensar em 7 desetembro como o dia da independência. Nessa semana teve 7 de setembro e não há o que comemorar! Nosso país até tem crescido financeiramente, dizem as pesquisas que medem os indíces econômicos, o pré-sal "tá bombando" e, por conta disso, uma nova estatal será criada para gerenciar os recursos da exploração do tão valioso petróleo, novos empregos (e novos cargos políticos a serem ocupados por apadrinhados) serão criados, mesmo assim, não há o que comemorar. O presidente diz que tais riquezas serão do povo, em prol da educação do povo. Será? Isso tudo acontece ao mesmo que tempo que querem ressucitar a CPMF - embora com outro nome - e o Senado Federal afunda (parece que as coisas se acalmaram por lá, mas tudo está como antes) em crise e ninguém mais acredita em politícos. O que é o 7 de setembro? Não deveria ser o dia em que poderosos armamentos bélicos saem às ruas em Brasília ou em que os governos estaduais entregam viaturas que, apenas segundo eles, ajudarão no combate à violência. Nós sabemos que o buraco é mais embaixo e que carros, motos e helicóptero não resolveram nossos problemas. 7 de setembro não é um dia mágico no qual tudo muda. Não estamos celebrando a independência, nem estamos mais independentes, pelo contrário, estamos presos em nossas casas e elas já não nos abrigam da violência. O que se faz, de verdade, em 7 de setembro? Foi só mais um dia em que o povo pode assistir novela em paz. Ninguém nem lembrou, muito menos comentou, o pronunciamento do presidente, no dia anterior, prometendo o que nunca vai se cumprir. Mas, como já estamos em ritmo de campanha, o negócio agora é prometer. Dia 7 de setembro: eu não sei o que significa.

2 comentários:

...vdj... disse...

De fato, assistir a tudo isso, todas essas falcatruas de mãos atadas é tão violento quanto apanhar de policial abusado se achando o dono da verdadeo o seu trabalho]...

¬¬

Acreucho disse...

Eu vou mudar o dia da Independência do Brasil. Esse dia será o dia em que nos livrarmos do Petismo e do Lulismo, aí poderemos respirar mais aliviados.