quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CLASSIFIQUE

Estava olhando umas listas estranhas na net e me deparei com uma pergunta: por que fzem sempre as listas dos 10, 25, 50, 100, 500 e 1000 melhores "alguma-coisa" da atualidade ou de todos os tempos?

A revista Forbes, por exemplo, a cada período, faz uma lista dos mais ricos, as vezes dividindo em categorias, famosos, empresários, homens, ciranças, etc e tal.

Tem lista de tudo o que é jeito. O mais curioso é que há gente toscaprofissionais só para isso. E eu me pergunto mais uma vez: que critérios eles colocam para classificar alguem em alguma coisa? O que os caracterizam fodões superiores?

Dias atrás eu estava vendo as lista dos 100 melhors DJ's do mundo e não tinha nenhum brasileiro lá. Agora, os responsáveis pela listaesqueceram propositalmente não pesquisaram sobre os dj's tupiniquins e latino americanos. Temos excelentes produtoes e remixers na Améria Latina. Quem sabe eles tiveram a certezapensaram que aqui não tinha profissional a altura.

Numa postagem mais antiga, fiz uma lista das 25 melhores músicas da Madonna. Mas meu critério foi baseado em pesquisas na internet, também sobre a popularidade,das músicas, das execuções em rádios, em shows, venda de álbuns, etc, etc ,etc e blá-blá-blá. Agora, citar pessoas assim porque, sei lá, eu acho que vai ficar legal o nome lá é no mínimo non-sense.

Lista de filmes, músicas, personagens, seriados... bacana! Aceitáveis. Mas fazer uma lista de pessoas? ¬¬

Posso estar falando merda bobagem. Mas quando vejo listas onde há nome de pessoas, por terem feito isso ou daquilo, penso que quem as criou não tinha nada melhor pra fazer.

Por isso que fico cabreiro, desconfiado mesmo quando vejo uma lista de classificação, pois quem a faz, na maioria das vezes privilegia sempre o que lhe é conveniente.

Nenhum comentário: