Tempo de eleições é tempo de luta. Às vezes com armas desiguais, com golpes baixos, com traições e abusos do poder. Talvez a mais contundente de todas elas seja o uso das pesquisas eleitorais que atuam nos três M's, a saber: M de Money - o dinheiro corre como rio cuadaloso para quem está na frente. M de Mídia - a mídia de modo geral concentra-se e supervaloriza prognósticos favoráveis a quem está na frente retroalimentando a tendência. M de Moral - baixos indicadores abatem o moral dos apoiadores, da equipe, por vezes, do próprio candidato, enquanto o inverso acontece com quem está na frente.
Um certo blogueiro (Lucio Neto) vem acompanhando com lupa as pesquisas divulgadas para presidente da república e identificando fornas sutis de manipulação. Segundo o Lucio Neto, a última pesquisa do DATAFOLHA não foge à regra de estranhezas e coincidências que marcaram as anteriores. Vale muito a pena dar uma olhada em sua análise aqui. O quadro acima é dele. Em síntese, demonstra que "por acaso" a amostragem do DATAFOLHA entrevistou três vezes mais municípios governados pelo PT do que municípios governados pelo PSDB.
Meu rápido comentário: Isso 'tá na cara.
- O texto eu surrupiei do blog do Valterlúcio
2 comentários:
Eu venho dizendo isso há anos, eles tem tudo mapeado e sabem "onde" entrevistar para dar o resultado que lhes interessa.
TÔ TE FALANDO...
EU NÃO CONHEÇO NINGUEM QUE JÁ TINHA SIDO PESQUISADO.
Postar um comentário