terça-feira, 28 de abril de 2009

XAPURI: terra de Chico, minha terra também


Estive por lá por esses dias. Fui a trabalho. Já tinha ido outras vezes, mas, pela pressa que sempre me acompanha, nunca podia conhecer a cidade. Dessa vez, apesar dos afazeres, pude olhar os lugares, a praça, as pessoas... E que pessoas! Me senti verdadeiramente acriano!
Além de sua importância histórica e cultural, Xapuri carrega com sua gente o jeito acriano brejeiro de ser. É interessante perceber, no povo xapuriense, a mesma forma (às vezes, acanhada) de se comportar, o estilo simples de viver e a postura firme que todo acriano tem. Fiquei contente! Me senti em casa: sabia que ali “falava a mesma língua” e era entendido.
Me refiro à Xapuri – mais precisamente às pessoas – com esse entusiasmo não só porque me identifico com elas, mas porque gosto de conhecê-las. Senti nelas o mesmo calor humano que encontro na capital Rio Branco. Incrível é andar pelas ruas da conhecida Princesinha do Acre e pensar que por ali andou um homem mundialmente conhecido por sua luta em defesa do meio ambiente e é impossível não sentir orgulho. Eu sei que outros virão de Xapuri e dos quatro cantos do meu querido estado do Acre e trarão orgulho à nossa terra. Enquanto isso, celebro a oportunidade de pisar nessas terras e poder afirmar que Xapuri é o Acre e é a minha terra também.

2 comentários:

...vdj... disse...

Xapuri é MARA!
Mesmo eu não tendo vontade de morar lá...!

[]'s
.
.
.

VÍTOR FARIAS disse...

kkk
Obrigado, sempre fiel VDJ