domingo, 30 de agosto de 2009

AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR MESMO. ESTÁ EM EXTINÇÃO

Li num site de notícias policias local seguinte matéria: Pedreiro é esfaqueado por amigo em bar, e me perguntei: Por que não grafaram a palavra amigo entre aspas? A reposta logo me veio à cabeça, após fazer a seguinte reflexão: Amigo, de acordo com o dicionário on line Michaelis, é o mesmo que aliado, concorde ou indivíduo unido a outro por amizade; pessoa que quer bem a outra. Não é isso que vemos hoje. Amigo se tornou algo banal - e não me refiro ao verbete, falo das relações de amizade mesmo!
Hoje, amigos são aqueles que se vêem e falam apenas virtualmente. Os sites de relacionamento (qual?) criaram um novo e, ao meu ver, pseudo conceito de amizade que chega a assustar. Amigos são pessoas que acabam de se conhecer e, por algumas poucas questões de afinidades, tornam-se as mais intimas e achegadas no mundo. Hoje, amigo é aquele que fala com você no MSN de manhã e à noite não te reconhece numa festa. Os amigos de hoje conversam, dão tapinhas cordiais nas nossas costas , falam tudo o que temos vontade de ouvir - nos levando a crer que a vida é uma doce fantasia - trocam com a gente até confidências, e nos matam. Hoje a vida não vale nada. Hoje a amizade não é nada.
Não quero ser saudosista, mas me lembro de um tempo não muito distante em que amigos eram aqueles que falavam a verdade custasse o que custasse (e por isso eram guardados "no lado esquerdo do peito, dentro do coração) sem ficar sabendo depois que foi bloqueado no mensseger ou excluído do Orkut. Isso significa dizer que a relação entre as pessoas era muito mais verdadeira e calorosa.
Dizem que a internete aproximou as pessoas. Nem tanto: ao passo que se fala mais, se ouvem mais mentiras, se diz menos verdades e se criam poucas relações duradouras e estáveis. Na América e mais em nenhum outro lugar se chora por um amigo que parte, afinal posso ter até mil em minha rede. Depois disso, me tornarei o FULANO DE TAL LOTADO, ADD NO PERFIL 2.

2 comentários:

...vdj... disse...

Por isso que prefiro ser taxado de chato e as vezes grosso, pois só meus amigos de verdade [surgidos antes do msn e orkut] vão me amar com todos os meus defeitos, não como muitos que apenas me adicionam para dizer paos outros que "me conhecem" ou que "são meus amigos".

Janisléia disse...

Concordo e nem gosto dessa "palhaçada" ou "falta de ter o que fazer", que é a relação internauta... Falsa e hipócrita. Por isso que não faço questão de ter mil e tantas pessoas adicionadas, com conversa vazia... Tenho meu grupinho restrito e quem quiser participar é só entrar, pra acrescentar, mas se não tiver afinidade, não se preocupe, não vou excluir, já que não preciso dessa covardia. É só chegar e dizer o que quer ou deixar rolar. Não tenho medo de pessoas. Isso desde que eu era menininha...
Acho "podre" esse lance de FICAR e amanhã nem "tchum". Coisa de quem não tem carinho em casa e vai procurar nas festas. Eu? Tô fora! Coisa doida!