terça-feira, 16 de junho de 2009

MUDANÇA NO HORÁRIO: DE NOVO!



Não faz muito tempo o Acre sofreu uma mudança em seu fuso horário: desde sempre, havia a diferença de duas horas em relação ao horário de Brasília, o que significa que quando em São Paulo, por exemplo, eram 20:00h, no Acre o relógio ainda marcava 18:00h. Isso acontecia principalmente por conta do por do sol nessa parte mais ocidental do país, isto é, respeitava-se a ordem natural de funcionamento do tempo, dia e noite tinham suas marcações temporais bem definidas. Alegando dificuldade de comunicação entre os setores econômicos do norte e sul do país (justificativa plausível até certo ponto) o senador Tião Viana do PT do Acre propôs que houvesse a diminuição dessa "lacuna temporal" entre os estados que tinham as tais duas horas de diferença e o restante do país, regido pelo horário de Brasília. Dizia - se que a tal mudança de fuso resolveria os problemas vários enfrentados pelos serviços bancário e empresarial quanto ao contato com outros setores que paravam de funcionar duas horas mais cedo.
A mudança aconteceu. A despeito de todos os transtornos que ela causou (crianças indo para a escola no escuro da madrugada, visto que acordavam, por exemplo, às 06:00 da manhã, quando sol já havia nascido, tinham agora que levantar da cama no mesmo horário, mas sem a iluminação necessária para fazer de forma segura o trajeto; homens e mulheres trabalhadoras que saem de casa também no escuro, correndo inúmeros riscos - isso sim deve ser chamado de problemas vários - dentre outras situações) a mudança foi imposta, visto que não houve consulta popular antes de seu emprego, e as pessoas passaram a pular da cama antes do galo cantar.
Agora, mais uma vez, nós da região norte mais extrema, nos vemos às voltas com outra possível modificação: "A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou projeto do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que unifica a hora legal em todo o território brasileiro, tornando como referência a hora de Brasília, com três horas de atraso em relação à hora de Greenwich". Isso significa que quando nossos relógios biológico e natural marcarem 4:00 da madrugada já serão 6:00 no relógio oficial e teremos que levantar da cama, pegar nossos carros, acender os faróis para, em alguns casos, chegar ao trabalho às 7:00 quando na verdade serão 5:00. E quem vai de ônibus? Como será? Isso é apenas uma das miseráveis coisas que podem nos acontecer se essa "maravilhosa" proposta for aprovada pelas outras comissões pelas quais tem que passar. É um absurso! Em tese o senador Artur Virgílio tem um pouco de razão, teremos menos problemas, porque dormiremos durante dia e não veremos o destroço da vida acontecer. Santa paciência!
Quero fazer uma proposta, um convite para ser mais exato: visitem Cruzeiro do Sul, município mais ocidental do Acre onde o sol "demora" mais a se por. Vai ser ótimo assistir o Jornal Nacional tomando chá da tarde, ouvindo Fátima Bernardes dizer "boa noite" vendo o sol brilhar intensamente sobre as nossas cabeças! (vote na enquete ao lado)

Senadores, vão procurar o que fazer!

6 comentários:

Luca Harzög disse...

Acho ke eu jah vou começar a comprar meu estoque de chazinho para assistir o Jornal Nacional tomando o meu "Five O'Clock Tea", porque se depender da mobilização popular, acredito que daqui a alguns tempos, estaremos adotando o fuso-horário de Greenwish.

Janisléia Teles disse...

Afe Maria! eu nem me acostumei direito com esse horário...Agora...
pelo jeito... vai ser aprovado...

Na zona rural de alguns municípios do AC, as pessoas ainda usam o horário antigo, por conta da posição do sol!

...vdj... disse...

Também não concordo com essa arbitrariedade... e pior que vamos ter que engolir a seco, de novo!

Agora é minha vez de clonar!!!

[]'s
.
.
.

Emanuelle disse...

Otimo texto e excelente critica.
È complicado demais essa nossa vida,tantas mudanças e nós temos que nos adaptar a esse sistema, infelizmente as pessoas que estão no poder e que traçam e decidem as regras, somos tratados como "fantoches manipulados" sem direito de escolha so cumprindo a s normas impostas.
Aff ao menos o nosso horário poderiamos escolher!

VÍTOR FARIAS disse...

Nem isso mais, Manu! Nem isso!!!!

Carlos Eduardo disse...

É ridículo o que estão nos impondo...não se abre nem pra discussão, virou bagunça no bom português...estou indignado!