terça-feira, 29 de junho de 2010

A ENQUETE

Faz alguns dias que publiquei a enquete que você pode ver aí do lado direito da tela. Contando de hoje, ainda faltam 95 dias para encerrar-se. Esses dias correspondem, também, ao tempo que falta para as eleições do 1º turno. Vote. Expresse sua opinião. Esta enquete - diferente das outras -não pretende criar nenhuma expectativa (boa ou ruim) a respeito deste ou daquele candidato, se é que entendem?

POESIA SEM TÍTULO

Por que sonhamos apenas quando dormimos?
Por que só lá, no sono, os sonhos são reais?
Por que não nos tornamos donos de nós mesmos?
Por que não podemos enfrentar nossos próprios medos
mesmo quando, tão cedo, eles se impõem sobre nós?
Por que precisamos fugir dos outros, nos esconder dos outros,
viver pelos outros que nada são?
Nos deixem ser essa coisa doida!
Nos deixem ter a nossa verdade!
Eu não quero comer o seu pão,
Vou ter forças para flutuar
Para longe, bem longe...

sábado, 26 de junho de 2010

MATARAM ALEXANDRE IVO. FIZERAM-NO PORQUE ELE ERA GAY.



Intolerância? Maneira eufêmica de dizer PRECONCEITO, ÓDIO CONTRA HOMOSSEXUAIS. Quantas são as comunidades do orkut e de outras redes de relacionamento que plantam na cabeça de jovens sem personalidade que ser diferente é ruim, é pecado, é... Alexandre Ivo foi vítima desse tipo de coisa. Em seu perfil no orkut ele se define assim: "É Peter Pan, a criança que não cresceu e sabe voar. Quer aprender? Quer voar? Pense numa coisa boa, pense numa coisa bem boa. É só pensar em coisa boa que a gente voa. Pense numa coisa bem linda, que você nem viu ainda. Num raio de luar, que você vai voar Peter Pan, sombra na parede da caverna de Capitão Gancho. Travessura? Espectro? Imagem só? Será? Não é possível. É ele... Pan... Está lá? Lá? Ele está? De que lado ele está? É só pensar em coisa boa que a gente voa. Se pensar em coisa ruim? Bom! Pode até chegar ao fim!" Palavras de Pedro Bial na eliminação de Serginho no último BBB.
Alexandre também queria ser Peter Pan. Mas, a máfia não deixou.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A COPA

Ontem, não quiz escrever mais sobre os jogos do Brasil na Copa. E nem valeria a pena: dos quinze minutos finais que assisti (preferi dormir) não valeria uma linha deste blog, não só pela atuação plácida da seleção do Dunga, mas por motivos que já citei por aqui. Mas, algo me chamou a atenção nessas últimas coisas que vi sobre esse "interessante" evento: vi no youtube a confusão que as palavras cagão, burro e não-sei-mais-o-que causaram na Globo. Dunga, cansado da investida descontrolada da emissora carioca sobre seus pupilos, resolveu protestar durante uma coletiva de imprensa - quase que silenciosamente - contra isso e, como nunca na história desse país, a detentora dos direitos de transmissão se viu tão acoada e tendo que baixar a crista, embora tenha se pronunciado no Fantástico no último domingo dizendo que "o técnico Dunga, no comando da seleção há quase quatro anos, não apresenta nas entrevistas comportamento compatível com a imagem de alguém tão vitorioso no esporte. Com frequência usa frases grosseiras e irônicas. Hoje, depois de uma vitória incontestável, mais uma vez foi assim. "
Meu comentário sobre isso tudo é a paráfrase de um twitteito que disse: "Xingou o técnico, é jornalismo; xingou os jornalistas, é crime contra a liberdade de imprensa". Faz sentido.
Se quiser saber mais, veja o vídeo abaixo:

HÁ UM ANO...



... eu lembro onde estava e o que estava fazendo e, principalmente, como me senti ao receber a notícia. Não acreditei. Precisaram insistir para que eu acreditasse. Mas, enfim...
Não passei a gostar dele depois que morreu. Cinismo não é um dos meu fortes. Admito que, por um tempo - especialmente durante as denúncias de pedofilia -, me afastei dos meu gostos pessoais por sua música e talento mas, voltei. Esperava ansioso pelo show que faria e que, com certeza, resultaria num dvd. Infelizmente, o dvd que saiu foi apenas o dos ensaios do espetáculo que nunca verei. Lamentável mesmo! Michael Jackson não tinha que morrer, não agora, não dessa forma. Há um ano... O tempo passa e, em alguns casos, não apaga a memória certas coisas.

terça-feira, 22 de junho de 2010

WHY?

Muitos me perguntam por que torço contra a seleção verde e amarela, contra a seleção do Dunga, a seleção do Brasil. Torço? Não torço, eu mentalizo, faço preces, faço vudu para que percam (hahaha! Risada maligna). NÃO É VERDADE! Não torço contra nada nem contra ninguém. O que quero mesmo é que todos e todas (rs) se dêem bem no que fazem. A reflexão que levanto em meus textos - aparentemente contrários ao bom desempenho do time canarinho (eca, já falei!) - é que não nos adianta sermos vencedores na Copa - ou em qualquer outro esporte que seja - se isso não nos trouxer ganhos sociais reais. E não me refiro a dívisas, me refiro ao social mesmo. Sempre pergunto aos que não entendem o que quero transmitir - quais são os países desenvolvidos (em saúde, educação e segurança, por exemplo) que possuem tantos títulos no futebol mundial como o Brasil. Sempre tenho o silêncio como resposta. A questão é que, investindo ou não em esporte, outros países - que não o Brasil - investem mais ou se preocupam mais com o que realmente importa para os seu povo.
Não vou dizer que não gosto das festas (embora não participe delas) mas, quando acabam, há sempre um saldo negativo, seja por uma sofrível ressaca ou mesmo por alguém que morre atropelado por outro que bebeu demais enquanto comemorava os gols que a seleção fez. Minha reflexão textual consiste nisso.
Em 2014, o que hoje acontece na África acontecerá por aqui. E quando penso nisso, fico imaginando o que farão para mascarar as quase incuráveis mazelas brasileiras. Talvez façam como fizeram no massacrado continente negro: procurarão as cidades mais ricas e enfeitadas e desprezarão os morros e as favelas, porque eles não dão ibope.
Esse é texto confuso, admito. Despejei nessas linhas ideias para outros tantos textos, mas não consigo me conter ao pensar no que realmente é a Copa e o que ela não representa para os brasileiros.
Eu sou brasileiro. Mas, atualmente não tenho orgulho e não tenho sentido todo esse amor.
Se quiser confirmar o que eu digo, clique aqui e pense.

QUER SABER...

o valor de uma pessoa? Pense em perdê-la. Experiência própria.

domingo, 20 de junho de 2010

2º JOGO DO BRASIL - MINUTO A MINUTO

AVISO: Ai, que sono! Estou eu aqui mais uma vez. O Brasil continua lá na África, jogando hoje contra outro time, Costa do Marfim. O time brasileiro joga com a mesma formação do jogo anterior. Dizem que será um jogo difícil. Tomara! Minha torcida CONTRA o Brasil é mesma.
Bem, amigos da Rede Globo, chega de papo. Eu sei que vocês querem é bola no pé, vamos lá. kkk

Pelo horário de Brasília

15:30: Bum! Bum! Pá! Já sabe, né? A bola começa a correr e meu agouro também, atrás da Jabulani.
15:31: Robinho avança rapidamente em direção ao gol, "quase como um cartão de visitas" - define Galvão Bueno. Nem acredito! Um minuto de jogo...
15:35: 0x0.
15:42: Lembrei do jogo (?) passado. Parece a mesma coisa. Considerando que temos a mesma formaçao do time, não é de surpreender...
15:45: Galvão diz: -'Tá na hora do Brasil começar a jogar! Não acho.
15:50: Brasil e Costa levam bronca do juiz. Bem-feito!
15:54: Goooooooooooooooool do Brasil. Luis Fabiano. Sem comentários.
15:59: Jogador brasileiro no chão.
16:10: O gol foi exceção, o jogo 'tá chato. As vuvuzelas da Globo enchem o saco também, são como abelhas.
16:15: Chato!
16:16: Fim do 1º tempo.
16:32: Começa o 2º tempo. Brasil vai fazer mais um? Minha resposta é aquela. kkk
16:36: Gooooooooooooool do Brasil. O que é que tá acontecendo? O tal do Luis Fabiano de novo! Num jogo ruim como esse...
16:40: 'Tô com raiva!
16:45: Blá, blá,blá...
16:48: Goleiro da Costa defende o ataque do Brasil.
16:48: Três??? Elano.
16:53: Sai Elano (machucado), entra Daniel.
17:00: Cansei de torcer (contra). Acho que não teremos MINUTO A MINUTO 3... E não quero ser Hexa. Definitivamente, não quero.
17:05: Gol da Costa do Marfim. Não vou comemorar. 'Tô com raiva.
17:11: Kaká leva cartão amarelo. Que bom!
17:13: Kaká 'tá brigando. Kaká é evangélico. Kaká é dissimulado. Kaká é expulso. Kaká não joga contra Portugal. Que booooooooom!
17:17: Três minutos de prorrogação.
17: 19: Robinho sai. Entra Ramires. Pra quê?
17:20: Fim de jogo. 3x1 para o time canarinho (Eca, que brega!). Começa a fuzaca aqui na cidade: barulho, gente bêbada, acidentes de trânsito, mortes. O Brasil ganha, a gente só perde.
No próximo, só vou agourar.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

E DISSE SARAMAGO:

A mentalidade antiga formou-se numa grande superfície que se chamava catedral; agora forma-se noutra grande superfície que se chama centro comercial. O centro comercial não é apenas a nova igreja, a nova catedral, é também a nova universidade. O centro comercial ocupa um espaço importante na formação da mentalidade humana. Acabou-se a praça, o jardim ou a rua como espaço público e de intercâmbio. O centro comercial é o único espaço seguro e o que cria a nova mentalidade. Uma nova mentalidade temerosa de ser excluída, temerosa da expulsão do paraíso do consumo e por extensão da catedral das compras.

E agora, que temos? A crise.

Será que vamos voltar à praça ou à universidade? À filosofia?

Em seu blog, em 7 de abril de 2009

MORRE JOSÉ SARAMAGO

Morreu nesta sexta-feira (18) em Lanzarote (Ilhas Canárias, na Espanha), o escritor português José Saramago (grande expoente da literatura), aos 87 anos. Em 1998, Saramago ganhou o único Prêmio Nobel da Literatura em língua portuguesa.
A morte ocorreu por volta das 13 horas locais (8 horas em Brasília), quando o escritor estava em casa, acompanhado da mulher e tradutora, Pilar del Río. Segundo a agência EFE, Saramago havia passado uma noite tranquila. Após o habitual café da manhã, conversava com a mulher quando começou a passar mal e morreu pouco depois.
A causa da morte não foi esclarecida.
Fonte: UOL

quinta-feira, 17 de junho de 2010

É BOM LEMBRAR QUE SUZANA MATOU OS PAIS

O Tribunal de Justiça de São Paulo negou nesta quinta-feira (17) progressão de regime ao semiaberto a Suzane von Richthofen, condenada pela morte dos pais. A decisão foi unânime na 5ª Câmara Criminal. “A agravante [Suzane] ainda não está preparada para o convívio social”, justificou o desembargador Damião Cogan, relator do recurso.
Suzane foi condenada em julho de 2007 a 39 anos de reclusão, em regime fechado, pelo assassinato dos pais, Manfred e Marísia von Richthofen. Depois teve a pena reduzida para 38 anos. O crime aconteceu em 2002. A defesa de Suzane já ingressou na Justiça com vários recursos para que sua cliente possa cumprir o restante da pena em regime semiaberto. Até agora, todos os pedidos foram negados. Ela matou violentamente os pais.
Depois de cumprir um sexto da pena, Suzane pediu à Justiça a progressão de regime penal, do regime fechado para o semiaberto. Suzane matou covardemente os pais. O pleito foi inicialmente negado pela 1ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté. Em sua decisão, a juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani alegou que Suzane é uma "pessoa presumivelmente perigosa" e dissimulada. Ela matou descaradamente os pais.
A defesa recorreu ao Tribunal de Justiça. Seus advogados sustentam que a sentença de primeiro grau é um absurdo jurídico e que bom comportamento não pode ser dissimulação.
Os advogados argumentam que há mais de um ano Suzane cumpriu o prazo especificado pela Lei de Execuções Penais para a progressão de regime e que estão preenchidos outros requisitos, tais como ter se apresentado, sempre, de forma espontânea, trabalhar na prisão e contar com um laudo favorável, elaborador por um professor de criminologia clínica, apesar de ter matado os pais.
Suzane tem a seu favor bom comportamento carcerário. Além disso, a defesa aponta que sua cliente frequenta cultos evangélicos e, desde 2007, trabalha na oficina de costura da cadeia, sendo considerada uma presa exemplar pelos servidores da penitenciária, tendo, contudo, matado os próprios pais.

Texto original: UOL

UM ADENDO AO TEXTO ANTERIOR

No último jogo (?), O Brasil foi mal em campo? Foi mal. Os jogadores, se pegarem um time forte, se darão mal? Se darão mal, com certeza. E o Brasil de verdade? Esse... Faltaria espaço nesse blog pra falar.
"Somos penta campeão" e nossa educação, saúde e segurança pública são de péssima qualidade, baixo nível mesmo. De que adianta ter tantos títulos? Sem resposta...

terça-feira, 15 de junho de 2010

1º JOGO DO BRASIL - MINUTO A MINUTO

AVISO: Se você gosta de futebol, pode ler. Se você não gosta, leia também. E com mais gosto.
Pelo horário de Brasília
15:30: Bum! Bum! Pá! Os fogos de artifício explodem. Começa a porra do jogo. Começa também minha torcida CONTRA o Brasil.
15:36: Primeiro chute a gol da seleçaõ brasileira. O jogador errou. Uhhhhh! Que pena! kkkk
15:42: Jogo-água-com-áçucar. Que vontade ter um twitter pra falar mal da Copa. Se chamaria: Copa, que saco!
16:01: Coréia chuta para o gol. Quase acerta. O narrador da Globo diz que o time de olhos puxados tem mais finalizações que o Brasil. Que bom! Estamos há trinta e dois minutos de jogo. (jogo?)
16:14: Narrador e comentarista conversam banalidades pra passar o tempo. Passam quarenta e quatro minutos de...
16:15: Acaba o 1º tempo. E o Galvão faz previsões que - espero - não vão se cumprir. Ai, que sono!
16:31: Começa o 2º tempo. Tudo igual na escalação da seleção. Tomara que seja também quanto ao desempenho do time brasileiro no primeiro tempo!
16:40: Goooooooooooooool do Brasil uiuiuiuuuuuu. Maicon. Puta merda! Agora o Galvão se caga.
16:49: Brasil parece ter melhorado.
16:53: Galvão faz a mesma pergunta pela terceira vez. CALA A BOCA, GALVÃO!
16:57: 2º Goooooooooooooool do Brasil. Elano. Não 'tô torcendo direito, concluo. Vinte e seis minutos do 2º tempo.
17:05: Nilmar, que substituiu Kaká, chuta para o gol e não marca. Faltam dez minutos para o fim. Já perdi a esperança.
17:11: Belo contra-ataque coreano. A esperança é última que morre, pensei.
17:14: Gol da Coréia, gol da Coréia, goooooooooooooooooooooooooool da Coréeeeeeeeeeeeeeia!!!!!! Eu falei, eu falei. Não custa nada torcer.
17:18: Fim de jogo. 2x1 para o Brasil. Eu torci tanto... Contra. Mas, essa famigerada Copa está apenas começando. Vale dizer que era querer demais que o time verde e amarelo perdesse de um time fraco como esse time coreano. O consolo é que o Brasil jogou mal. Na próxima, estarei aqui de novo. Agourando!
17:23: Noventa e dois minutos perdidos diante da tv.

A COPA 'ENBURRECE'

Meu editor de texto quase teve um troço quando escrevi o título dessa postagem, mas acho que já fui contaminado pelos ensinamentos distorcidos e desvirtuosos que recebemos durante a Copa do Mundo. Assistindo, momentâneamente (não dá pra ver mais que dois minutos), o início do jogo entre Costa do Marfim e Portugal, ouvi o narrador da Globo dizer mais ou menos o seguinte: "Começa agora o jogo entre a Costa do Marfim e o país europeu que descobriu o Brasil" Descobriu? Os indígenas que moravam aqui não eram gente? Não tinham cultura, crença, sociedade estabelecida com suas regras próprias e leis? Quer dizer que não houve colonização? Eu não acredito que o narrador não saiba disso.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

PRESIDENTE OU PRESIDENTA?

Em sua convenção nacional realizada ontem, o Partido dos Trabalhadores (PT) ratificou a candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República. Seus marketeiros aproveitaram a ocasião para dar o tom desse início de campanha, apresentando o jingle e trabalhando sua “alma de mulher”.

Em uma tentativa de convencer as mulheres do próprio partido de que sua candidata defenderia temas caros a elas, nas primeiras filas do auditório foram distribuídas bandeirinhas lilás, cor símbolo do movimento feminista. Maria da Penha, que dá nome à lei de violência contra as mulheres, estava na platéia, em mais uma demonstração de preocupação com o voto feminino.

Mas as coisas param por aí: a proximidade de Dilma com pautas feministas vai até um certo limite, o da candidatura bem sucedida. Tanto que, diferentemente do que estava previsto, seu slogan não será mais “Dilma presidenta”, mas sim “presidente”.

Parece pouco? Mas não é. “A língua não é neutra e reflete a relação dos sexos na sociedade e a posição da mulher nesta relação. A língua é o espelho no qual a sociedade se reflete. O predomínio do masculino na sociedade significa que o masculino determina o uso da língua. De fato o gênero masculino tem prevalecido sobre o feminino. A linguagem sexista ocorre quando uma pessoa emite uma mensagem que, por suas formas, palavras ou pelo modo de estruturá-la resulta em discriminação por razão do sexo”, afirma a pesquisadora argentina Sonia Santoro.

Não é à toa que lá, onde essa discussão está em outro patamar, Cristina Kirchner é chamada de “presidenta” do país pelos meios de comunicação. E tampouco que a imprensa por aqui, ao perceber isso, convocou especialistas como Pasquale Cipro Neto para discutir a pertinência gramatical de tal uso, sem admitir que se tratava de uma opção política.

Será que Dilma também vai abandonar o discurso a favor da descriminalização do aborto ao longo da campanha?

Por Maíra Kubík em Viva Mulher

COPA DE LA VIDA

Ontem, vi no Fantástico a previsão dos místicos sobre a atuação do Brasil nesta copa. A reportagem dizia que as previsões deixam qualquer torcedor confuso. Nas apostas, ninguém acredita que time brasileiro possa ser campeão. Se eu fosse eles, ou melhor, se eles conhecessem a realidade deste nosso país, não acreditariam também. Como Aldo escreveu em seu blog, somos penta campeão nesse esporte tão popular por aqui, temos craques maravilhosos, mas não temos capacidade nenhuma para lidar com nossas mazelas sociais. Há países que não possuem esses títulos, mas que oferecem ao seu povo melhores condições de vida. Não é o caso do Brasil.

Agora, não se fala em outra coisa: não existe mais corrupção, fome, nem violência descontrolada, tudo ficou para trás, acabou. A copa é uma catarse (falsa). Assusta-me pensar que, passado esse tempo e cansados de tanto gritar por algo que não resolve nossos problemas, virão as eleições e quem terá disposição para ouvir os canditados ou para discutir suas propostas (se é que eles realmente as têm).

Eu não sou contra a copa – como se minha contrariedade mudasse alguma coisa – mas, posiciono-me incisivamente contra a fantasia que criam em nossas vidas nesse tempo. Acredito que podemos torcer celebrar, gritar até, mas esquecer o que somos, o que temos e, principalmente, o que não temos não dá.

Ainda bem, que o “Ficha Limpa” foi aprovado. A maravilhosa visão copa não cegou todo mundo.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

DIA DOS NAMORADOS

Eu gosto desse dia. Gosto porque tenho a sorte de ter ao meu lado uma pessoa que se tornou muito mais que alguém por quem eu possa nutrir sentimento, virou PARCERIA de verdade e isso sentimento nenhum explica.
Há quase quatro anos a Vida me presenteou com um encontro que mudaria minha vida de forma revolucinante, uma mudança sem volta, que me fez rever conceitos, ações e até mesmo mudar tudo o que tinha sido até então. Nesses quase quatro anos, tenho aprendido o que é amar de verdade, entendido que amor é muito mais que palavras, que o amor existe mesmo, que amar é ESCOLHA, e por isso digo que tenho sorte porque escolhi estar junto de quem, até hoje, só me faz feliz.
Minha vida, minha paixão, meu tudo, esse texto é pra você. Te amo muito. Tenha um bom dia.

'TÁ PRA COMEÇAR

Ontem assisti no Jornal Nacional o lançamento da campanha da candidata acriana Marina Silva à presidência da república. Numa matéria respeitosa e interessante, o JN expôs o plano político de Marina e encerrou a reportagem com o discurso entusiasmado da candidata. Me chamou a atenção a forma sóbria como Marina discursou, pretendendo não atacar os demais candidatos, mantendo-se sozinha, sem atrelamentos políticos, durante a campanha.
Já sabemos que Serra (PSDB) e Dilma (PT) estão no páreo e pelo que se observa o tom da campanha será de emoção e jogo de ideias, mais que em qualquer outra. Acredito que, nunca na história desse país, tivemos um pleito tão emocionante como promete ser esse que já está para começar.
Os candidatos são extremamente dispares: Marina, seguindo as linhas religiosa, ambientalista e social discursa para o pobres, para os oprimidos, para uma gente que ela bem conhece devido seu histórico de vida.
Dilma não tem vivencia política. Refiro-me a essa que velhas raposas no Brasil conhecem muito bem, do traquejo, da ladainha e da farsa. Isso demanda contra ela. Essa “ingenuidade” latente na se cura com bons assessores e nos debates ele vão ter que cortar um dobrado.
Serra tem o discurso das elites. Ao vê-lo falando e lembro-me dos presidentes que já passaram pelo Brasil. Apesar de ser mais influente e ter comandado São Paulo, o mais rico estado do Brasil, sinto que falta uma fala mais "pé-no-chão", que encare o país como ele é. Para quem já foi ministro da saaúde (acima da média, é verdade), há pouca lucidez.
Mas, isso são as primeiras impressões. Quero ver os debates. O “arranca-rabo”. Não vai sobrar espaço para amadores, pois numa coisa eles combinam. Veja as fotos e me diga o que é.
Em tempo: a enquete está aberta: "Quem vencerá as eleições de 2010?". Lado direito da tela. Participe.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

GREGOS, TROIANOS E EU

Caríssimos leitores, tenho feito algumas alterações nos links de leitura de outros blogs e ao analisar a lista que aos poucos criei, percebi que estou atingindo o objetivo primordial desse espaço, que é discutir todas as ideias possíveis, sem amarras, sem limites.
Passeando pela internete encontro muita coisa boa e interessante que procuro dividir com vocês. Nas recomendações que faço tem de tudo: de blogs de pastores aparentemente sérios e inteligentes (Ciro e Cristianismo Radical) a outros de humor, que satirizam o que esses pastores pregam (Cleycianne). Além de espaços de reflexão sobre diversos assuntos (Altino, Serendipities). Há até um cara gaúcho que escreve e filma-se falando sobre viagens muito loucas (Graforréia suburbana).
Procuro não me prender a um único estilo de escrever, por isso linko aqui diferentes formas de expressão. Tento agradar a todos e a mim que leio de tudo a fim de tentar entender esse mundo louco em que a gente vive, de me manter informado, me distrair, pensar, crescer... Como todo mundo faz.
Espero que gostem e visitem. É só levar seus olhos para o lado direito da tela.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A BR 364 SERÁ CONCLUÍDA? EXPLICA MELHOR

Ontem vi uma matéria no jornal "Notícias da Aldeia", do canal de televisão comandado pelo governo. Na reportagem, o governo assinava uma espécie de convênio com a prefeitura de Manoel Urbano, uma cidadezinha que fica praticamente isolada pela falta da estrada, principalmente em época de chuva. O que mais me chamou a atenção foi a declaração do líder do governo na Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães, que afirmou que até o final do ano Manoel Urbano "sairá do isolamento" com a finalização das obras do trecho.
Eu nem vou comentar isso, veja essa postagem e acredite se quiser.

terça-feira, 8 de junho de 2010

NO ACRE, SE PRENDE MAIS DO QUE EM QUALQUER OUTRO LUGAR DO MUNDO!

"O Acre tem quase 90% de elucidação de homicídios. Nenhum estado brasileiro tem uma marca como essa. Basta ver que o Acre é o número um em população carcerária. Nenhum crime fica impune. Nós prendemos mesmo - afirmou Marques (Governador do Acre) no rádio, durante o programa oficial Dois dedos de prosa”. (Altino)
É mesmo? Então por que até agora não solucionaram o caso do menino Fabrício, que foi seqüestrado, possivelmente morto e esquartejado e cujo corpo ainda não foi encontrado? Talvez porque ele faça parte dos 10% que faltam.
Esse "pretenso crime" aconteceu há mais de 2 meses. A família da "possível vítima" espalhou pela cidade de Rio Branco (Ac) outdoors falando sobre o descaso das autoridades em elucidar o ocorrido. Isso não aconteceu, por exemplo, com o caso de Isabela Nardoni. De família de classe média, o caso da morte da menina teve repercussão nacional, os pais assassinos logo foram presos e há pouco tempo foram condenados. Classe média, interesse, dinheiro, tudo coopera para o bem daqueles que amam a Mamon.
Perdoem-me pelo exagero do título, é que quiz seguir a onda do otimismo exagerado do governador.

SOBRE TODOS E TODAS

Todos é um pronome indefinido que, segundo sua definição, é aquele que se refere a terceira pessoa do discurso (eles, elas, vocês) de modo impreciso, indeterminado, genérico. Atentem para a última classificação que a gramática atribui a essa palavra – genérico. O uso de “todos”, portanto – embora seja um verbete variável, isto é, tenha masculino e feminino – já indica que estamos nos referindo a um conjunto de coisas, objetos e seres que, necessariamente, não precisam ter seu gênero explicitado. Nos últimos tempos, o que mais se ouve nos discursos políticos, acadêmicos e afins é a expressão “todos e todas” ou o inverso para, na maioria dos casos, cumprimentar o público ou coisa que o valha. Esse vício se espalhou até pelos documentos oficiais. Seria isso excesso de zelo e educação ao falar? NÃO! Com a onda do “politicamente correto” o que se pretende é fingir que não tratamos mais o sexo feminino com acepção. Pura farsa. O uso desse tipo de construção nada mais é que o reforço a uma conduta discriminatória que já dura anos. Assim como o sistema de cotas para negros em universidades, utilizar essa expressão quando se fala apenas confirma o que todos sabemos: o Brasil ainda é um país hipócrita e preconceituoso e apenas as palavras não mudarão isso.