quinta-feira, 5 de março de 2009

“TODO O REINO DIVIDIDO CONTRA SI MESMO É DEVASTADO” Mt. 12:25


O que pode acontecer a um reino rebelado contra si? É certo que muitos dirão que ele se extinguirá. Mas, e se esse reino for composto, contraditoriamente, por aqueles que mais desejam que ele se expanda, o que acontecerá? Nenhuma relação suporta quando não há interesses comuns entre os pares, isso é óbvio. Mas, por esse tempo tenho visto – e lido – exemplos antagônicos que muito bem ilustram essa narrativa. Nos blogs que hospedo aqui (veja no lado direito), principalmente os religiosos, o que mais encontro são textos de líderes eclesiásticos combatendo outros líderes por conta de suas diferenças dogmáticas. É surpreendente a forma como eles se atacam, se engalfinham e se ameaçam, mais parece competição de vale-tudo, embora virtual. São trocas de ameaças e de busca por espaço que me faz questionar se o que ouvi nos púlpitos das igrejas que já freqüentei é realmente verdade. Mas isso não vem ao caso! O fato é que instituída está a luta campal por quem mais aparece, quem mais diz “verdades”, quem mais amealha ovelhas para o rebanho do Senhor...
Tive um professor de Sociologia que certa vez disse que no meio religioso, em especial o evangélico, caminha - se para uma situação de sincretismo. (Sincretismo: tendência de unificação de idéias ou doutrinas diversificadas e, por vezes, até inconciliáveis). Dizia ele que os donos das igrejas – foi nisso que se tornaram os “PR.” - dirão a mesma coisa, diferenciando – se apenas pelo modo com que vai ser dito ou proclamado o discurso. O professor estava certo: se assistirmos alguns programas religiosos desses tele - pregadores – de quem até Sílvio Santos tem medo pelo modo carismático como manipulam o auditório – veremos que, em termos gerais, o discurso é o mesmo: humanismo exacerbado, vitória sem fim, tudo isso, regado a promessas mirabolantes e amuletos sagrados que protegem e espantam o mau de quem os possui. O mais interessante é que estão conseguindo: as últimas pesquisas de senso mostram que o crescimento gospel tem sido impressionante; nunca se viu, como diria o presidente Lula, na história desse país uma procura tão grande por templos evangélicos e, por conseqüência, pela busca da benção. É um comércio louco e vence quem tem o melhor merchan. Mas, voltemos ao assunto principal: por que estariam eles querendo se devorar agora? Ora, outra característica de mercado: Os peixes grandes devoram os pequenos. O marxismo dizia que, ao final, das batalhas da concorrência surgiriam umas poucas empresas gigantescas, capazes de controlar quase toda a vida econômica e ditar, a seu bel-prazer, os preços e os salários. Enfim, a profecia se cumpre!
Talvez, haja muita discordância no que estou dizendo aqui com o que pensam alguns líderes religiosos, mas considere isso: acredito que existem homens sérios que ensinam coisas boas e corretas, mas o que mais se vê são os que querem lucrar com a fé de pobres e desprovidos, gente essa que não tem como se defender de quem tem o dom da "revelação da palavra".
No entanto, esperemos, ainda tem muita coisa para acontecer, o mercado gospel ainda dá o seus primeiros passos. A luta armada entre eles ainda virá, assistamos de camarote. Eu torço para que não morra ninguém...

4 comentários:

...vdj... disse...

Idéias e mentes... poder e manipulação.

Eu tenho minhas crenças, descrenças e pontos de vista. Não preciso de um "lider" para poder me sentir seguro. Isso é fraqueza de quem não se viu diante do espelho pra enxergar que "pode mais".

Agora, se eles vão se matar ou não, isso não é problema meu, uma vez que se eles dependessem de mim pra se sustentarem (com a cobrança mensal do dízimo ou sei lá o quê), vao morrer de fome. Ja sustento o Governo com os impostos que pago - que já é muito.

Respeito quem é do bem... me afasto e ignoro quem se aproveita da boa vontade dos outros.

Como diz o ditado, "o inferno está cheio de boas intenções". Será q o "inferno" não está sendo feito dentro dos próprios templos, igrejas e afins?

[]'s
.
.
.

Cristiane Carrillo disse...

Olá, Vitor! Eu demoro a me pronunciar por "n" motivos...
Ta...vamos ao que interessa!
Ao que me consta, as igrejas evangélicas têm sido alVo de dois tipos de pessoas:
1.Oportunistas: nessa classe eu posso incluir aqueles que se aproveitam da boa fé, da humildade e da ignorância do povo. São aqueles que retiram o último centavo. Mas não só esses... tem os que enganam, ensinam heresias...Enfim, acho que todos estão no mesmo patamar. Existem,ainda, aqueles que so servem para criticar... Nossa, esses são os chamados "PEDRA DE TROPEÇO". Essas figuras ilustres estão dentro de nossas igrejas.
2. Reporter do Inferno: é...são esses mesmo. São aqueles individuos que não conhecem a Deus( não sabem nada da bíblia), mas ficam por dentro de tudo o que acontece dentro dos templos e saem por ai detonando. Gente interesseira e oportunista existe em qualquer lugar! Isso é biblico. Jesus disse que existiriam homens amantes de si mesmos... gente sem o menos pudor...que enganam muitos. Esses tipo de gente são os que estão do lado de fora. Fora da visão, fora do reino, fora da presença de Deus.
Lamento muito,muito mesmo...Hoje, quem critica um crente é outro crente!
Então...eu defendo o meu ponto de vista ate morte (literalmente),mas não posso impor as minhas crenças e convicções a ninguém. Aceita quem quer.
O mais importante de tudo, como eu sempre digo, é que acreditando ou não, a biblia já esta se cumprindo.
GRANDE ABRAÇO!

alberto vedeta disse...

admiro sua coragem de questionar um dos principais "sabe-tudo"do meio evang´lico o sr.Ciro Sanchez,discordo de suas opiniões partidaristas e do modo arrogante,presunçoso e sarcástico no qual ele responde aos leitores de seu blog,isto sim,alguns leitores,pois muitas de minhas mensagens foram simplesmente ignoradas por ele.O fato dele conhecer as escrituras e interpretá-las ao seu "gosto"não significaca que aquilo que ele "acha"seja o correto;Ele critica asperamente e diretamente a maioria dos pregadores da atualidade e a forma de muitas igrejas direcionarem sua liturgia interna,como se o detentor da "fórmula corretíssima"de servir e adorar a Deus fosse patente de sua intelectualidade arrogante,sou da ASS DE DEUS,mas como vc acho esses blogs cujo intuito é apenas a "auto-promoção"uma vergonha.

VÍTOR FARIAS disse...

Alberto, você deve ter lido o "embate" ocorrido entre mim e o sr. Ciro. Discordo sim da postura que você´- e eu - consideramos áspera, arrogante e sárcastica. Embora, da parte dele, haja um esforço muito grande de se 'pintar' como humilde e,muitas vezes, como vítima injustiçada e mal - compreendida, é possível reconhecer a maneira pernóstica e grosseira com que ele escreve,principalmente quando quer combater algo com o qual ele não concorde e esteja em desacordo com a maneira muito própria de entender a Bíblia. Obrigado por ler blog! Visite sempre. Estou sempre aberto ao debate sadio, franco e, sobretudo, multilateral. Mais uma vez, obrigado pela visita. Leia sempre!